Dr. Kawashima's Brain Training


Dr. Kawashima's Brain Training foi um dos grandes responsáveis pelo aumento de popularidade da Nintendo DS, especialmente devido ao novo mercado que surgiu em seu redor. Não sendo um jogo propriamente tradicional, Brain Training consiste num conjunto de actividades diárias que têm por objectivo estimular a actividade cerebral. Estas consistem principalmente em operações aritméticas simples e jogos de lógica ou vocabulário.


O jogo tira partido de todas as funcionalidades da consola e requer que esta seja utilizada numa posição de 90º, como se de um livro se tratasse. O ecrã táctil fica assim encarregue da navegação entre todos os menus, ficando o outro disponível para expandir a área de jogo. Na grande maioria das actividades disponíveis, o utilizador escreve no ecrã a sua resposta que será interpretada pelo motor de reconhecimento de texto do jogo. Embora seja necessária alguma adaptação do utilizador ao formato dos caracteres durante a primeira utilização, o reconhecimento funciona quase perfeitamente. Já no caso das actividades que utilizam o microfone, é necessário ter maior atenção ao sotaque correcto do inglês britânico.


No final de cada actividade, é apresentado o tempo levado para cumprir as tarefas ou uma pontuação representativa do desempenho. O software apresenta, em seguida, um gráfico com o historial do desempenho nessa actividade ao longo do tempo, permitindo assim observar o progresso do jogador. Por cada dia de actividade, é colocada uma estampa no calendário que irá permitir desbloquear novas actividades. A longevidade depende da dedicação de cada jogador, mas quem se dedicar realmente às actividades diárias irá sentir-me mais recompensado ao ver as melhorias nos resultados.


A principal funcionalidade do jogo consiste no teste da idade cerebral em que, após uma sequência de actividades aleatórias, é atribuída uma idade figurativa do desempenho obtido. Quanto mais novo, melhor é o resultado, sendo a melhor classificação possível a idade de 20 anos.

Além deste sólido programa de exercício mental, Brain Training oferece ainda um vasto conjunto de puzzles Sudoku, cuja interface ainda não foi superada por nenhum outro jogo dedicado a este tipo de puzzle, graças à grelha disponibilizada no ecrã táctil e o reconhecimento de escrita que permite registar diferenciadamente em cada quadrado resposta ou anotações numéricas.

Esta foi uma das aplicações mais marcantes na história da consola, sendo atractiva para pessoas de todas as idades. No entanto, a oferta existente actualmente de uma sequela para a DS e duas versões (embora reduzidas) para DSiWare fazem com que este se torne o membro menos atractivo da família.

Latest in Sports