Art Academy: First Semester (DSiWare)


Art Academy: First Semester é exactamente aquilo que o título indica, com alguns extras conseguidos por se tratar de um software interactivo. Através de um pequeno (mas completo) conjunto de lições, este software pretende ensinar algumas técnicas de desenho e pintura em aguarela que podem ser postas em prática através do ecrã táctil da Nintendo DSi ou com materiais reais, caso o utilizador queira experimentar com lápis e pincéis.


As lições incluídas são excelentes. Vince, um professor animado, explica detalhadamente como utilizar as ferramentas disponíveis neste software e as diversas técnicas que podem ser aplicadas. As ferramentas simulam de forma impressionante os materiais que representam – sem a necessidade de se afiar o lápis, como seria de se esperar. São ensinadas técnicas de desenho, sombreamento e aplicação de aguarelas. Em cada lição, é mostrado no ecrã como seria utilizada a stylus para aplicar um certo efeito, o que ajuda bastante na aprendizagem dos métodos explicados. Eis um exemplo de uma imagem criada de raiz durante uma das primeiras lições, que foi posteriormente gravada para a memória da consola:


Terminadas as lições, resta o modo "Free Paint", que permite desenhar e pintar livremente com todas as ferramentas existentes em Art Academy. Todas as imagens criadas podem ser gravadas na memória da consola e, posteriormente, copiadas para o cartão SD ou submetidas para o perfil do Facebook. O modo "Free Paint" permite utilizar estas imagens ou qualquer fotografia tirada com a consola como imagem de referência, que será mostrada no ecrã superior.


Art Academy não pretende substituir um curso de desenho ou pintura. No entanto, é um software que torna estas formas de expressão mais acessíveis a qualquer pessoa que tenha curiosidade em aprender. É muito bom para todas as idades e pode, em muitos casos, despertar o gosto pela pintura e desenho. Há ainda o Art Academy: Second Semester disponível na DSi Shop, mas esse é dedicado apenas aos que terminaram as lições incluídas neste software e pretendem aprender técnicas mais avançadas. No entanto, First Semester é bastante completo e sem dúvida merecedor dos 800 DSi Points que são pedidos na DSi Shop.

Latest in Sports