Nintendo 3DS celebra 1º Aniversário


Os utilizadores da Nintendo 3DS acordaram hoje com uma agradável surpresa: um convidado especial e uma nova peça para os puzzles da Praça Mii StreetPass. Tudo isto porque hoje se comemora o primeiro aniversário do lançamento da Nintendo 3DS na Europa.

"Condenada" ao fracasso ainda antes do seu lançamento pelos mais cépticos (especialmente a imprensa deslumbrada por certos gadgets), uma dificuldade no arranque das vendas a nível mundial parecia encher de razão os que acreditavam já não fazer sentido a existência de uma consola, quando se tem "joguinhos" gratuitos no telemóvel. Afinal, não tinham tanta razão assim: com um ajuste do preço da consola ao poder de compra dos consumidores e um forte catálogo de jogos, as vendas da Nintendo 3DS rapidamente dispararam e fizeram dela uma das mais bem sucedidas consolas da Nintendo, com apenas 1 ano de vida e mais de 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo [fonte].


Embora os joguinhos gratuitos sejam uma forma de entretenimento perfeitamente aceitável e merecedora do seu próprio mercado, a Nintendo provou que o mercado sedento por jogos de grande qualidade não só existe, como se mantém disposto a adquirir uma plataforma dedicada aos videojogos, desde que existam os conteúdos. E que conteúdos! É difícil olhar para a história da Nintendo e ver um catálogo de jogos tão forte no primeiro ano de lançamento. Desde o remake em 3D do lendário Legend of Zelda: Ocarina of Time a jogos completamente novos como Mario Kart 7 e Super Mario 3D Land (considerado o Jogo do Ano 2011 na 3DS) ou Resident Evil Revelations, a 3DS conta já com um vasto leque de jogos de grande qualidade para todos os gostos, dos quais o mais recente exemplo é o excelente Kid Icarus Uprising!

O lançamento da Nintendo eShop e a chegada de jogos como o Mighty Switch Force ou Pullblox (considerado Jogo do Ano 2011 na eShop) foram também marcos importantes no primeiro ano de vida da consola que, gradualmente, se foi tornando cada vez mais ligada, quer pelos serviços online e o SpotPass, quer pelas experiências proporcionadas pelo StreetPass. Aos poucos, a 3DS tem-se tornado numa das melhores formas de jogar e trocar experiências com os amigos – as funcionalidades da Nintendo Network já apresentadas em Mario Kart 7 e Kid Icarus Uprising, ou a própria Caixa Postal Nintendo são apenas os primeiros passos de uma evolução bastante visível em direcção a mais e melhores experiências, seja sozinho, com um grupo de amigos ou o mundo inteiro através da internet.


Se foi assim o primeiro ano de vida da consola, resta-nos imaginar quão melhor poderá ser o que ainda está para vir. Por cá, aguarda-se por jogos como Fire Emblem: Awakening, Luigi's Mansion 2 ou o quinto jogo da saga Professor Layton. Mas o que causa maior curiosidade é a lista de jogos ainda por anunciar e que nos poderão deixar completamente surpreendidos. O Meus Jogos DS estará cá para contar como foi!

Latest in Sports