Pullblox

O lançamento de uma nova plataforma de jogos não faz realmente sentido enquanto não existir um software que se possa considerar "obrigatório" para a mesma. É o caso da Nintendo eShop e o jogo Pullblox, um jogo desenvolvido exclusivamente para a 3DS e disponível apenas por download na loja digital da consola. Embora já existisse uma oferta relativamente interessante na eShop, este foi o primeiro grande título e marcou um ponto de viragem na oferta de conteúdos digitais da consola.

Pullblox é um jogo de puzzles com um conceito bastante simples: dada uma grelha vertical de blocos coloridos, puxar e empurrar os blocos de forma a criar um caminho que permita o personagem subir até um ponto específico (geralmente no topo do puzzle). Há algumas regras sobre a forma como os blocos podem ser movidos entre 3 camadas de profundidade possíveis, mas o funcionamento do jogo é extremamente fácil de assimilar após 2 ou 3 puzzles de exemplo.

Ao início, os puzzles são também de fácil resolução, sendo geralmente fácil de visualizar o caminho que se pretende construir. Aos poucos, no entanto, a complexidade vai aumentando e obrigando o jogador a pensar cada vez mais no percurso a fazer, que blocos puxar ou empurrar, acabando por encontrar puzzles "impossíveis" que darão bastante que pensar, desafiando a criatividade do jogador. Por isso mesmo, Pullblox revela-se um jogo bastante estimulante e um verdadeiro quebra-cabeças, distinguindo-se de outros puzzlers básicos cuja resolução se torna mecância e repetitiva. Há até vários casos em que um "pullblox" é apenas uma ligeira variação de um anterior, mas implica uma abordagem completamente diferente.

Para além dos desafios oferecidos pelo jogo, há ainda um construtor de puzzles que permite ao jogador criar os seus próprios "pullblox" e partilhá-los através de códigos QR que ficam guardados no cartão de memória da consola. Naturalmente, isto deu origem à criação de comunidades online de partilha de novos puzzles, o que assegura uma grande longevidade do título para além dos puzzles iniciais. Infelizmente, o jogo não permite a partilha de conteúdos através do StreetPass ou SpotPass.


Um puzzle para quem gosta de puzzles e procura um verdadeiro desafio para a mente, não deixa de ser um título bastante acessível a todos os jogadores. Com bastantes horas de conteúdo disponível, o jogo oferece um excelente valor para o seu preço na eShop e é um excelente motivo para fazer a "primeira compra" na loja digital da Nintendo 3DS.

Latest in Sports