The Denpa Men: They Came By Wave


O meio digital é uma ótima maneira de distribuir jogos simples e bastante viciantes, que nos fazem voltar vezes sem conta e ao abrir a consola parece que têm um balão em cima a dizer "joga-me…", isto sem que seja preciso uma notificação que serve de desculpa para abrir o jogo.

Os Denpa Men são pequenas criaturas coloridas que vivem em todo o lado, flutuando pelas ondas de rádio em nosso redor. É muito provável que esteja agora mesmo um no teu ombro a olhar para esta análise, e outro na tua cabeça (só que tu não sabes, pois não os vês a olho nú). Para que os consigas ver só precisas de uma 3DS e deste jogo, pois as câmaras da consola são as únicas capazes de revelar estas pequenas criaturas. Pelo menos é o que nos dizem.


O jogo foi feito a partir da seguinte receita, o suficiente para que fosse cativante e muito recomendado, principalmente aos fãs do género de RPG:
Tudo isto é preciso para que possamos ajudar um Denpa Men numa aventura para resgatar a sua amada das garras do King of Evil! O que torna este jogo ainda mais especial é a personagem principal ser aleatória, mudando de jogador para jogador, mas são sempre bastante simpáticos pois frequentemente falam connosco. Para os ajudar contamos com outros Denpa Men que temos de procurar e capturar em diferentes locais, por isso não fiquem apenas pelas vossas casas e procurem-nos em todo o lado!


A mecânica de RPG lembra-nos de diversos jogos tradicionais do género, só que com 8 personagens na equipa, cada um com as sua próprias habilidades apresentadas pela antena que tem (ou não), a cor que vestem que representa a sua resistência aos diferentes elementos, e até o seu tamanho que influencia a sua força. Mas todos partilham o modo como atacam os diversos inimigos: à cabeçada!

Por falar em inimigos, estes lembram-nos de Dragon Quest por serem extremamente carismáticos e bastante diversos para um jogo tão simples, e estão sempre visíveis, livrando-nos de batalhas aleatórias frustrantes. Existem até monstros de tal modo engraçados que nos dá vontade de os coleccionar (ou ter peluches dos mesmos)! No entanto, o jogo peca um pouco pela falta de história.

Que adorável!

Este jogo podia ter sido a derradeira aventura da Praça Mii StreetPass, num formato mais tradicional e com mais conteúdo, mas acaba por ser mais interessante com as suas próprias personagens, estas que são imensas e geralmente cómicas (ou por vezes deprimentes). Com muita pena o jogo não utiliza o StreetPass, o que podia ser útil para recrutar personagens usados por outros jogadores, mas felizmente podemos utilizar QR Codes para partilhar os nossos Denpa Men!



A banda sonora motiva-nos de tal modo que torna as coisas bastante mais interessantes, e quando damos por ela estamos de tal modo colados no jogo que mesmo aspectos como o grinding se torna um aspecto positivo. Não é um jogo que se torna repetitivo, e estamos constantemente a receber novos conteúdos, existindo sempre algo de novo.

E já vem uma sequela a caminho!

Resultado: 4 estrelas em 5

Latest in Sports