Splash or Crash


Por vezes um conceito extremamente simples dá origem a um jogo, e muitas vezes surge no género de jogos de puzzles e são bem sucedidos. Splash or Crash insere-se perfeitamente neste espírito, e é um simples jogo inspirado no acto de atirar pedras (ou moedas) ao poço dos desejos, mas vai para além disso e traz-nos bastantes surpresas.


Este jogo é ideal se quisermos ter uma sessão muito rápida de jogo, mesmo de 5 ou 10 minutos, e o desafio está em conseguir completar o nível sem destruir a nossa pedra (ou outro objeto que seja), para que ela chegue ao fim do poço, atingindo a água. Claro que não seria um jogo se não houvesse desafio, e em cada nível contamos com inúmeros obstáculos, como placas de madeira, troncos, biombos, e até mesmo elementos mais bizarros como bolachas e fatias de pizza. Ao colidir com estes objetos perdemos HP, mas felizmente existem espalhados nos níveis balões que recuperam energia.

À medida que vamos jogando vamos desbloqueando novos níveis e novas pedras (objetos) para atirar para o fundo do poço, cada um deles com características próprias. Uma pedra é mais frágil que uma bola de ferro, mas também a sua dimensão reduzida é ótima para melhores manobras, o que nos ajuda a ter melhores tempo. Para nos ajudar em cada nível temos donuts (sim, o bolo) que ao passar pelo seu centro aumenta a velocidade da nossa pedra, para melhores tempos, e através do StreetPass podemos trocar os nossos tempos com quem nos cruzamos, dando assim algum desafio.


A sensação de velocidade é algo sempre presente, e por vezes parece que em vez ser uma pedra a cair no poço, estamos a comandar um veículo a viajar no espaço. Esta velocidade é acompanhada por níveis que por vezes são bastante surreais, como poços que atravessam paredes de lava, enfrentam fortes ventos e parecem ir em direção ao centro da terra! A música do nível acompanha bem o jogo, mas infelizmente a banda sonora é extremamente limitada.


O jogo tem ainda algum carisma interessante. No início de cada nível temos uma breve introdução, um breve relato da(s) personagem(ns) que mudam consoante a pedra que escolhemos, que nos apresentam problemas bastante comuns (ou não). Uma nota extra sobre o sentido de humor, que é bastante direto se pensarmos no conceito do jogo, que nos congratula com um "Well done!" caso chegarmos ao fim, ou um "Oh well…" caso não corra tão bem.

Latest in Sports