Super Little Acorns 3D Turbo


De vez em quando sentimos uma forte necessidade em colocar de lado jogos confusos, cheios de opções, ações ou elementos que nos distraem da jogabilidade, esta que se quer simples.  Felizmente o formato digital é uma excelente plataforma para riscos, para criar conceitos bastante simples sem grande aparato, onde a simplicidade é bastante bem vinda e funciona na perfeição.

É com este espírito de ânimo leve que seguimos a aventura de Mr. Nibbles, um simples esquilo, bastante dedicado à sua família. Sem grandes introduções entramos rapidamente no jogo, que nos apresenta de imediato os objetivos principais: apanhar bolotas, enfrentar inimigos e completar o nível. O conceito é acompanhado de uma jogabilidade também bastante simples, em que para além do movimento precisamos apenas de saltar, e mais tarde, usar cordas e baloiçar. Também como em qualquer com jogo de plataformas tradicional, temos ainda power-ups nos níveis que nos ajudam, embora que estes estejam demasiado presentes.

Contudo não é um jogo sem conteúdo, e em cada nível podemos ainda apanhar os frutos que surgem após apanhar as bolotas e até bater o tempo recorde. Os níveis vão-se tornando cada vez mais longos e complexos, e para quem procura um desafio tem ainda os Challenges que colocam as vossas habilidades de jogos de plataformas em teste. Temos ainda níveis onde temos de apanhar todos os filhos de Mr. Nibbles e até enfrentar bosses.

Embora o jogo tenha um pouco um aspecto de jogos flash já antigos, não deixa de ter o seu charme. Durante o jogo vamos desbloqueando acessórios que podemos depois vestir, personalizando um pouco o nosso jogo. Esta variedade não é aplicada aos cenários que são extremamente repetitivos, embora consigam representar a estação do ano a que pertencem. A banda sonora não se destaca, e nenhuma das músicas nos fica no ouvido mesmo quando usa vezes sem conta a mesma música.

Um jogo que se vai revelando aos poucos, com novos desafios a serem introduzidos aos poucos mas que raramente nos colocam em risco. Não existem vidas, nem sequer energia, e apenas perdemos quando o tempo se esgota ou numa queda acidental, como morrer afogado por exemplo. Tal como Gunman Clive é um jogo mobile adaptado para a 3DS, mas enquanto que esse surpreendeu pelo efeito 3D excelente apenas obtido na 3DS, neste jogo, que por sua vez usa "3D Turbo" no nome, pouco dá uso ao efeito que a consola permite.


É um jogo que nos faz querer completar tudo, e repetir os níveis curtos, pensados no mercado de aplicações de telemóvel, não se torna enfadonho, podendo ser apenas frustrante em algumas ocasiões. Um jogo que facilmente nos diverte e nos faz querer ter 100% completo em todos os níveis, porque no fim do dia, queremos ver a família de Mr. Nibbles feliz e com uma casa cheia de bolotas!

Latest in Sports