Novidades Pokémon X/Y - Pokémon Direct 4 de setembro


Decorreu agora o segundo Pokémon Direct com algumas novidades sobre Pokémon X/Y. Falta pouco mais de um mês para entramos na 6ª geração, e até lá vamos recebendo informações disponíveis ao mesmo tempo em todo o mundo.

Tal como na primeira apresentação dedicada a Pokémon XY, esta começou com uma retrospectiva da história da série, desta vez para falar um pouco de como fazíamos trocas e batalhas entre pokémon. Esta ligação entre tem sido um dos pontos vitais da série desde o primeiro jogo, sendo o motivo porque existem sempre duas versões, e é por causa desta interação entre jogadores que o Player Search System (PSS) existe neste jogo, para permitir batalhas e trocas bastante rápidas de modo conveniente.


Outro conceito que tem sido pensado é a possibilidade de ter os pokémon sempre disponíveis numa cloud, que agora será finalmente possível através do Pokémon Bank, uma nova aplicação que nos permite armazenar e gerir os nossos pokémon através da internet. Esta aplicação é um pouco semelhante a Pokémon Box (GameCube) e My Pokémon Ranch (WiiWare) que nos permitia organizar de modo conveniente os nossos pokémon. Com o Pokémon Bank temos 100 caixas disponíveis, onde podemos armazenar 3000 mil pokémon, juntamente com ferramentas de organização e pesquisa.

No entanto para ter acesso a esta ferramenta é preciso pagar anualmente, pois é um serviço que requer uma manutenção constante. Este serviço não é obrigatório, pois como sempre continuamos a ter as nosses Boxes disponíveis em Pokémon XY. Esta aplicação permite ainda colocar todos os nossos pokémon de ambas as versões do jogo, evitando ser necessário efetuar trocas entre jogos que requerem 2 consolas.


Outro serviço de transferência anunciado foi Poké Transporter, que nos permite transferir os nossos pokémon de Pokémon Black/White e Black 2/White 2 para a nova geração, usando o Pokémon Bank e transferindo depois para Pokémon X/Y através dessa aplicação. A possibilidade de ter os nossos pokémon antigos era algo ainda por confirmar, mas agora sabemos que será possível transferir os nossos favoritos, que têm acompanhado as nossas anteriores aventuras, para a região de Kalos.

 Uma guerra de gerações!

Algo que é tradição em Pokémon é receber o nosso primeiro pokémon através de um Pokémon Professor, mas desta vez Chespin, Fennekin ou Froakie são oferecidos através de outra personagem, um amigo que nos vai acompanhar durante o jogo. Em Kalos o Professor Sycamore oferece outro starter pokémon, um dos 3 de Pokémon Red e Blue. Bulbasaur, Charmander e Squirtle têm uma Mega Evolução, que foi apresentada durante esta apresentação.

Mega Venusaur recebe a habilidade Thick Fat que aumenta a sua defesa contra ataques do tipo Fire e Ice, e a sua Defesa Física e Especial aumentam também. Mega Charizard ganha a habilidade Drought, que juntamente com o seu Ataque Especial aumentado, permite ataques muito fortes do tipo Fire. Por último Mega Blastoise ganha a habilidade Mega Launcher, que aumenta o dano de ataques do tipo Pulse, como Water Pulse e Dark Pulse.

Ficamos a saber mais sobre como funcionam as Mega Evolutions. Para além da Mega Stone necessária é preciso uma forte ligação entre o treinador e o seu pokémon (já há muito que o Pokémon-Amie é apontado como algo importante para desenvolver os nossos pokémon), e é através do Mega Ring que o treinador tem equipado no seu pulso que é possível usar este novo tipo de evolução.

Por último foram anunciadas edições especiais de Nintendo 3DS XL para o ocidente, que estarão disponíveis a 27 de setembro, uma edição azul e outra vermelha. Estas consolas, disponíveis em Azul e Vermelho não incluem os jogos, e esses estarão à venda separadamente dia 12 de outubro.

Para quem não conseguiu acompanhar a apresentação em direto fica aqui o vídeo completo:

Latest in Sports