Pokémon Art Academy


O passatempo favorito de muitos fãs de Pokémon com uma veia artística é criar ilustrações das suas criaturas prediletas e publicar em galerias na internet para mostrar aos outros fãs. Aplicações como New Art Academy para a Nintendo 3DS e Art Academy Sketchpad para a Wii U têm sido utilizadas para diversas finalidades mas, com uma visita às suas comunidades no Miiverse, é fácil de perceber a popularidade da série Pokémon entre os criativos que possuem estas consolas. Por este motivo, quando Pokémon Art Academy foi anunciado, foi fácil compreender o apelo da aplicação.

Pokémon Art Academy é uma aplicação para a Nintendo 3DS que tem como objetivo ensinar a desenhar as mais de 700 criaturas da série Pokémon, com o mote de que o utilizador será um aspirante a ilustrador de cartas para o jogo Pokémon Trading Card, mesmo que nunca tenha desenhado antes. É, portanto, uma aplicação perfeitamente adequada a crianças pequenas que estejam a aprender a desenhar, com a vantagem de ter uma temática apelativa, embora seja importante ter em conta que a aplicação não está traduzida para Português.


O principal modo desta aplicação, do ponto de vista da aprendizagem, é o das lições. Aqui existe um tutor que vai mostrando, passo a passo, como desenhar os diferentes pokémon, começando pelo mais básico dos esboços. As primeiras lições incluem até os contornos do pokémon em questão, para que se possa desenhar por cima, uma excelente forma de alguém se iniciar. Há vários graus de experiência, começando pelo mais básico possível com desenhos bastante simples e prosseguindo com criaturas cada vez mais elaboradas e em diferentes posições. Terminando uma lição, são desbloqueados outros desenhos que pedem os mesmos conhecimentos para praticar, assim como a lição seguinte para prosseguir. Infelizmente, não há uma forma dos utilizadores mais experientes poderem saltar imediatamente para um nível mais adequado aos seus conhecimentos.

Ao longo das lições, o tutor vai também ensinando as “8 Regras para Desenhar Pokémon”. Este conjunto de regras não pretende restringir, até porque o software não faz qualquer validação dos conteúdos, mas explicar quais os critérios utilizados na criação das cartas oficiais de Pokémon. São particularmente úteis para o modo de pintura livre (Free Paint), onde estão desbloqueadas todas as ferramentas da aplicação e é possível desenhar o que se quiser. É ainda possível usar imagens de exemplo, que surgem no ecrã superior, sejam exemplos de pokémon fornecidos pela aplicação ou fotos tiradas com a câmara da consola. Quem quiser simplesmente praticar um pouco pode usar o modo de esboço rápido (quick sketch), que ensina a desenhar alguns pokémon de forma rápida e relativamente fácil, com exemplos e técnicas variadas.

 

Ao contrário de outros títulos da série Art Academy, cujas lições podem ser totalmente replicadas com materiais físicos, esta aplicação tem uma abordagem mais digital e acessível, com funcionalidades como o botão “undo” ou o layer de contornos que se sobrepõe sempre ao desenho. Ao desenhar os contornos, a aplicação suaviza automaticamente o traço, para reduzir eventuais imperfeições e assim obter-se imagens mais bonitas. Ao terminar uma ilustração, esta poderá ser guardada como uma carta de Pokémon e posteriormente visualizada no álbum de cartas. A partir do álbum, é também possível exportar os desenhos para o cartão SD em formato JPEG, ou então partilhar a carta por wireless local com outros utilizadores da aplicação. Este é o primeiro título da 3DS a integrar as funcionalidades do Miiverse, sendo possível partilhar as imagens nesta rede social sem ter de sair da aplicação.


Pokémon Art Academy é um excelente exemplo de como uma série popular entre os mais novos pode ser utilizada para fins educativos, executada com bastante cuidado de forma a ser acessível, ensinando uma nova técnica ou ferramenta a cada lição e com várias "mini lições" onde é possível ir praticando os novos conhecimentos. Com o vasto apelo da série, é possível até que algumas pessoas descubram um novo interesse pelo desenho a partir desta aplicação. No entanto, os mais experientes em desenho não irão tirar tanto partido das lições e poderão tirar melhor partido de outras alternativas como New Art Academy para a Nintendo 3DS.

Latest in Sports