Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire: Mega Metagross e outras novidades


Aos poucos têm sido reveladas algumas novidades relativas aos remakes da 3ª geração de Pokémon, onde exploramos a região de Hoenn enquanto enfrentamos as Team Magma e Team Aqua. Para além e mecânicas que regressam, tal como aconteceu com remakes de Pokémon anteriores iremos ter algumas novidades nestas duas novas versões. Ainda falta bastante para 28 de novembro, data de lançamento dos jogos, e até lá vamos esperando sempre por mais novidades!

Em primeiro lugar, ficamos a conhecer Mega Metagross, que mantém o seu tipo Steel/Psychic mas ganha a habilidade Tough Claws, que aumenta o dano feito por ataques de contacto físico. Para além disto a sua velocidade aumenta significativamente, e as suas estatísticas estão mais equilibradas.

Mega Metagross faz parte da equipa de Steven, o Campeão da região de Hoenn que iremos encontrar frequentemente durante o jogo, pois este tenta desvendar os segredos da região, os seus pokémons lendários e, agora, as Mega Evoluções.

Foram também apresentados os novos desenhos de dois membros da Elite Four: Sidney, do tipo Dark e Phoebe do tipo Ghost (esta que pouco muda em relação à sua versão original). Algo curioso em Sidney é que aparenta ter um relógio que poderá ser o seu objeto que faz mega evoluir um dos seus pokémon, mas tal é apenas especulação.


Tal como a Elite Four, os líders de ginásio de Hoenn receberão um novo look: por enquanto foram revelados os desenhos de Roxanne líder do ginásio do tipo Rock, que tem na sua equipa um Nosepass; Brawly que utiliza pokémon do tipo Fighting como o seu Makuhita; Wattson que na sua equipa um Magneton, entre outros pokémon do tipo Electric; Flannery com pokémon do tipo Fire como o seu Torkoal.

Por último temos Norman, que para além de ser o pai do nosso personagem é ainda o melhor amigo do Professor Birch, este que nos irá guiar na nossa aventura. Norman é ainda o líder de ginásio do tipo Normal, e tem na sua equipa Slaking, um pokémon bastante feroz, e extremamente preguiçoso.


É no início do jogo que conhecemos o Professor Birch, que se encontra em apuros a ser perseguido por um Poochyena, e para o ajudar temos à nossa disposição um dos starters que nos irão acompanhar na nossa aventura. As suas Mega Evoluções já tinham sido anunciadas, mas entretanto foram lançados os artworks oficiais onde podemos observar com melhor detalhe os seus desenhos.




Ficamos a saber mais sobre o Pokédex, que se assemelha bastante ao que usávamos na 3ª geração, com uma lista vertical onde percorremos os pokémon. Curiosamente o desenho do Pokédex em si assemelha-se a um tradicional Game Boy Advance. Confirma-se o regresso das Mach e Acro Bike, que nos permitia chegar a pontos no mapa apenas acessíveis usando uma das duas bicicletas.

Mas nem tudo são melhoramentos visuais ou estéticos dos personagens, e de regresso estão as Secret Bases, locais escondidos por Hoenn onde podemos construir a nossa base secreta e costumiza-la à nossa vontade. Agora somos introduzidos a esta mecânica através de Aaraune, um aventureiro e especialista das Secret Bases, que podemos ainda enfrentar numa batalha, onde utiliza (entre outros pokémon) um Flygon.

Nestas bases secretas podemos colocar vários items e mudar a decoração do seu interior, e tal como em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald, temos vários espaços diferentes espalhados pela região. Agora através do StreetPass podemos visitar as Secret Bases dos jogadores com que nos cruzamos, e até mesmo enfrentá-los em batalha! Se quisermos, podemos ainda torná-los em Secret Pals e recrutar esse personagem para a nossa Secret Base, onde o podemos enfrentar novamente ou fazê-lo usar habilidades especiais, entre elas a capacidade de fazer novas decorações para as nossas bases, tomar conta de Eggs, treinar os nossos pokémon para eles subirem de nível, entre outras habilidades por revelar.

O ponto mais interessante destas Secret Bases é que podemos construir o nosso próprio Pokémon Gym, utilizando os nossos Secret Pals para membros desse ginásio, do mesmo modo que observamos nos ginásios da série Pokémon. Podemos definir regras para as batalhas aqui presentes, colocar armadilhas entre os outros elementos decorativos para criar um Pokémon Gym a nosso gosto, para os jogadores com quem nos cruzar-mos terem um desafio pela frente!

Estas secret bases têm ainda uma bandeira que podemos apanhar uma vez por dia, e quantas mais tivermos melhores recompensas teremos nas nossas Secret Bases, como melhores habilidades para os nossos Secret Pals. Por último o StreetPass não é o único modo que temos de partilhar a nossa Secret Base, e através do sistema de QR Code podemos partilhar nas redes sociais a nossa base para o mundo todo a poder exporar!

De regresso está ainda o Pokémon-Amie que se estreou em Pokémon X/Y, onde podemos interagir com os nossos pokémon, melhorando a sua ligação connosco para um melhor desempenho nas batalhas. 

Por último, uma novidade: o Pikachu rendeu-se à moda do cosplay e irá aparecer vestido em vários trajes no jogo, numa mecânica que ainda está por ser revelada (embora tenhamos mais novidades sobre isto no próximo mês). De momento foram anunciados os trajes: Belle, um belo vestido clássico; Libre tal como os lutadores de luta livre; Ph. D. com os seus óculos grossos e um casaco onde, entre vários materiais escolares esconde doces; Pop Star como uma estrela da música pop japonesa; e Rock Star com um ar mais agressivo (embora bastante adorável). De momento sabemos que podemos interagir com este Pikachu através do Pokémon-Amie, mas aguardamos mais sobre esta nova mecânica.

Foram algumas novidades, entre o regresso de mecânicas como as Secret Bases, que irá dar um toque mais pessoal ao jogo de cada um. Ainda faltam alguns meses para o lançamento de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, e as novidades vão chegando aos poucos, deixando outras para descobrir quando o jogo for lançado. Fiquem com o trailer com todas as novidades!

Latest in Sports